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Rádio

O Iate Clube de Caiobá mantém uma estação costeira com grande potência para auxiliar a navegação, retransmitir importantes informações para a navegação como: avisos de mar grosso, embarcações com problemas, previsão do tempo, tábua de marés, etc.
O sinal do ICC é captado da Ilha do Bom Abrigo, no litoral sul de São Paulo, à Sub-Sede de Ganchos, em Santa Catarina.
A estação de rádio do ICC é considerada uma referência para os navegadores da região.
Toda embarcação deve manter o Clube avisado de seu plano de navegação, hora de retorno e número de pessoas, a fim de garantir maior segurança à embarcação e a seus tripulantes.
As operadoras de rádio do Iate Clube de Caiobá possuem treinamento especializado.
O clube fica em QAP, ou seja, monitora os canais 16, 68 e 71 PYC Charlie 20 em VHF, e a freqüência 8294 do canal 851 em SSB.
Você sabe o que significa Charlie 20? Na navegação, utiliza-se o alfabeto fonético internacional e cada letra corresponde a uma área (estado). Ou seja, Alpha=RS; Bravo=SC; Charlie=PR; Delta=SP; Eco=RJ. Então, Charlie 20 significa a estação 20 da área Charlie (Paraná).
O canal 68 é o canal de chamada para embarcações de esporte e recreio.
O 16 é o canal internacional de chamada para todas as embarcações.
O 71 é canal de comunicação do ICC para embarcações que navegam fora da barra e é o canal para comunicação de longa distância, inclusive com a Sub-Sede de Ganchos.
Estes canais VHF devem ser respeitados somente como de chamada. As conversações devem ser feitas em canais alternativos como 69 e 72.
Se possível, monitore, além do canal 68, o canal 16 para estar ciente dos avisos emitidos pela Marinha do Brasil.
Na entrada de portos, onde haja movimento de navios e barcos mercantes, monitore o canal 16.
Se o rádio estiver configurado no modo US, os canais 13, 17, 67 e 77 têm a potência de transmissão limitada a 1W devido à regulamentação americana.
O canal 15 não transmite, só recebe.
Os canais 3, 21, 23, 61, 64, 81, 82 e 83 são reservados para autoridades como a Guarda Costeira e não podem ser usados pelo público. Alguns rádios não transmitem nesses canais, apenas recebem, e os canais aparecem com a letra A após o número do canal.
Com o rádio configurado no modo Internacional, os canais 15 e 17 têm a potência de transmissão limitada a 1W.
O canal 70 não aparece no display do rádio e é usado para DSC (Digital Selective Calling), que identifica a origem das chamadas de equipamentos com essa função habilitada e número de MMSI registrado.
Toda embarcação, independentemente do tamanho, deve ter seu rádio VHF, pois ele funciona em lugares onde não há sinal de telefone celular, como fundo da baía e mar aberto distante da costa.
Para navegação interior, segundo as normas da Marinha, as embarcações miúdas (com comprimento inferior ou igual a cinco metros ou com comprimento superior a cinco metros de convés aberto, convés fechado sem cabine habitável e sem propulsão mecânica fixa e que, caso utilizem motor de popa, este não exceda 30 HP) são dispensadas do rádio VHF, assim como o equipamento é recomendável para as embarcações de médio porte (com menos de 24 metros de comprimento) e obrigatório para os iates (com 24 metros ou mais). Porém, o ICC aconselha que todos os associados mantenham o equipamento a bordo para qualquer emergência.
Já para navegação costeira e oceânica, o rádio VHF fixo é obrigatório tanto para embarcações de médio porte como para iates. Em navegação oceânica, o rádio SSB é obrigatório.
Recomenda-se que as embarcações que não possuem dois aparelhos tenham um com a função “DUAL”, que permite que o rádio monitore dois canais simultaneamente.
Obtenha junto ao Dentel (Departamento Nacional de Telecomunicações) o registro do rádio de sua embarcação, tendo um prefixo próprio.
Lembre-se: rádio VHF não é brinquedo, é um importante instrumento de navegação.